-

20 anos de sucesso: Empretec escreve sua história

capa_conexao_38_opcoes_2

A vida de milhares de pequenos empreendedores brasileiros divide-se entre antes e depois da imersão de uma semana exigida pelo Empretec. Nesta edição da Conexão você vai conhecer a trajetória desse programa no Brasil

Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), órgão da ONU, a metodologia intensiva de treinamento fez muitos empresários e aspirantes ao comando do próprio negócio encararem seus medos, despertarem para oportunidades, fortalecerem habilidades e superarem limitações., que comemora 20 anos. Capitaneada pelo Sebrae e desenvolvida por intermédio do Programa das Nações

O resultado desse exercício se resume em uma palavra: sucesso. Levado para as 27 unidades federativas do País, o Empretec capacita cerca de 10 mil empresários anualmente no Brasil. São Paulo é sua maior vitrine: os 33 escritórios regionais paulistas educaram 1.825 empreendedores em 2012 e até julho deste ano, outros 1.626 – números superlativos que fazem do Estado um verdadeiro celeiro de empreendedores.

A revista apresenta também uma entrevista exclusiva com Marina Fanning, que trouxe o Empretec para o Brasil. A mexicana naturalizada americana revela a história da formatação do curso, feita com base no trabalho de especialistas e de pesquisas, usando um método que preza a interatividade, tornando o participante capaz de identificar e aperfeiçoar seu comportamento empreendedor nos seis dias de treinamento. Além dos bastidores de seu trabalho, Marina conta o que tem ocorrido com a educação empreendedora no mundo nos últimos anos. E mais: destaca que o Brasil é o que mais treina empresários, fato de orgulho para os envolvidos nessa batalha por difundir a cultura do empreendedorismo.

Para demonstrar o poder de transformação do curso, buscamos histórias de empresários que participaram do Empretec no Estado de São Paulo. São casos que revelam como a capacitação no seminário altera (para o bem) corações e mentes na vida profissional e pessoal.

Em outra reportagem sobre o tema, comprovamos a importância de cada um dos dez comportamentos sugeridos pela metodologia para ajudá-lo a entender melhor por que são tão decisivos para o sucesso nos negócios. Confira a linha do tempo do Empretec, acompanhando seu desenvolvimento ao longo dos anos no País e no mundo.

Ainda nesta edição, trouxemos as novidades da próxima Feira do Empreendedor, a ser realizada entre 22 e 25 de fevereiro de 2014, na cidade de São Paulo. O evento estará maior, expandindo oferta de expositores e vagas para capacitações. A expectativa é receber 60 mil empreendedores. A ideia é que a próxima edição da feira seja a mais abrangente de todas até agora realizadas e impulsione ainda mais o empreendedorismo no Estado.

Texto publicado na Revista Conexão Sebrae-SP 38. Clique aqui e leia a revista na íntegra