-

Aprenda a se comunicar

A comunicação passou a ser item importante para os negócios. Saber comunicar bem a sua marca e a qualidade de seus produtos ou serviços tornou-se diferencial perante a concorrência.

A comunicação é fundamental para o empreendedorismo, para o amadurecimento do negócio de qualquer tamanho. Comunicar bem começa sabendo falar com clareza para prender a atenção do interlocutor. Essa técnica pode ser nata ou aprendida com profissionais da área. É o que Conexão mostra em uma das matérias desta edição dedicada à comunicação e marketing. Essas áreas não devem ser desprezadas por ser um dos instrumentos estratégicos de gestão.

Como diz a professora Ana Luisa de Castro Almeida,  consultora  e mestre em comunicação e cultura pela Universidade  Federal do Rio de Janeiro, nossa entrevistada, comunicação é estratégica para empresas de todos os portes. Por isso, você leitor aproveite a leitura para ter boas dicas e aperfeiçoar a comunicação da sua empresa.

Oferecer à imprensa dados sobre seu negócio pode resultar em notícias, que aumenta a credibilidade de sua marca. Esse é um instrumento poderoso que uma assessoria de imprensa pode ajudar você a alcançar.

A ferramenta da publicidade, por sua vez, tem como tornar sua marca conhecida e admirada. Quer melhor do que isso em um cenário de tanta concorrência? E saiba que não é preciso gastar milhões para ter resultado. Existem mídias alternativas, como anúncios em pacotes de pão e de guardanapos que dependendo do seu negócio conseguem bom retorno.

Outro ponto importante é conhecer a força da comunicação visual. Uma marca bonita e criativa aplicada em placas, cartões e uniformes ajuda seus clientes e fornecedores a identificar a empresa.

Há ainda o CRM (gestão de relacionamento com o cliente) e mailings que são essenciais na hora de desenvolver uma ação de comunicação ou marketing. Eles garantem que você fale com quem realmente interessa ao negócio.

Mas lembre-se de que a mais importante e eficaz comunicação começa dentro de casa. Você precisa preparar-se para estabelecer um diálogo com seus colaboradores. Eles precisam, para ficarem mais motivados e empenhados, conhecer como está a empresa, quais suas metas e seus desafios. Funcionário bem informado é aliado no seu crescimento.

O leque de opções para implantar ações de comunicação é vasto. E você não precisa escolher o melhor caminho sozinho. No mercado há agências de comunicação e marketing que estão aptas a traçar e executar o melhor plano de comunicação para cada perfil de empresa. Não esqueça que há fornecedores para todos os bolsos.

 

Artigo publicado originalmente da revista Conexão Sebrae-SP número 34 – clique aqui