-

Coloque sua empresa no mapa do planejamento

 

É comum ouvirmos alguém dizer que fulano tem tino comercial ou faro para os negócios. Existem pessoas que realmente nascem para ser empreendedoras, está “no sangue” montar empresas e prosperar.

Não há dúvida que talento é um componente importantíssimo para o sucesso em qualquer área. Mas não é nenhum segredo também que ele sozinho não resolve. Por trás de toda história de sucesso há muito trabalho e dedicação.

Volta e meia vemos empresários se queixarem que dão o máximo de si e o negócio não decola. Vários podem ser os motivos para não obterem os resultados desejados, porém, frequentemente, o problema está em um ponto fundamental. Mais uma vez entramos na questão do planejamento que, quando falho, contribui decisivamente para a mortalidade das micro e pequenas empresas (MPEs).

Planejar significa pensar em todas as variáveis do negócio antes de abrir as portas e mesmo depois de ele estar em funcionamento. Planejar é entender o mercado e construir uma base sólida de dados para a gestão. É a partir desse estudo que se pode tomar as melhores decisões. Mas como tornar essa análise produtiva? Como saber se todos os aspectos foram contemplados? Como definir as ações para se atingir as metas? É preciso ter um método que guie essa avaliação, um mapa confiável do planejamento. Com essa finalidade, o Sebrae-SP está lançando o Planeja Fácil, um produto gratuito para dar apoio às MPEs.

Trata-se de um quadro dividido por colunas com todos os tópicos necessários para o diagnóstico do negócio. Em cada uma, o empresário reúne informações que permitirão estabelecer prioridades e objetivos, traçar planos, executá-los e fazer o acompanhamento para saber se tudo está como programado.

A nova ferramenta do Sebrae-SP, disponível também para download em nosso portal, evita lacunas na elaboração de estratégias, deve ser usada regularmente e serve para todos os setores – indústria, serviços, comércio e agronegócios. Para cada objetivo, um plano de ação. Com o Planeja Fácil, o empreendedor tem um roteiro completo do que deve fazer em sua empresa durante o ano todo. Afinal de contas, negócios e improviso não combinam. Planejamento é a matéria prima do sucesso.