-

Comprometimento e persistência contra a crise

Durante nove meses, os funcionários da lavanderia seguiram o mesmo ritual: ir de São Paulo a Americana para trabalhar. A rotina deixava a jornada mais cansativa; eles saíam de casa antes e voltavam mais tarde. Mas o esforço valeu. Estava tudo pronto para o retorno ao antigo prédio na capital paulista, que havia sido destruído por um incêndio.

Antes da temporada no interior, houve outro sacrifício. Por uma semana, Ana*, a dona da lavanderia, contou com a ajuda de amigos e proprietários de empresas concorrentes que emprestaram suas instalações para a equipe dela trabalhar à noite e cumprir compromissos.

Para Ana, a volta ao antigo endereço era uma vitória. Foi um enorme desafio não se abater, manter a empresa naquela situação e cuidar dos três filhos.

Três anos antes, em dezembro de 2001, ela sofrera um enorme baque quando perdeu seu principal cliente e as finanças da lavanderia entraram em parafuso. Ela contou com o Sebrae-SP para se reerguer.

Mas tantos problemas trouxeram lições. Ana viu que máquinas são a parte menor do negócio, mesmo em um ramo tão dependente delas. Não restou dúvida de que as pessoas são a alma do empreendimento. Gente comprometida é capaz de reverter as piores situações. E a persistência, um dos mandamentos do empreendedor de sucesso, teve sua importância comprovada.