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Contatos abrem caminhos para bons negócios

Em qualquer ramo, ter uma rede de contatos é essencial. Estabelecer bons relacionamentos profissionais é estratégico para empresas de todos os portes. O chamado networking permite trocar informações, abre caminho para parcerias e projetos, entre outros benefícios. O resultado vem em forma de mais vendas e faturamento.

Mas essa prática deve obedecer a princípios para proporcionar retorno. Você terá de construir sua rede de contatos sistematicamente. Demanda tempo, ir a eventos como feiras do setor, seminários e congressos, conhecer gente, trocar cartões, e-mails e perceber interesses comuns.

O contato precisa ser periódico, contudo, exagerar na frequência com que se procura uma pessoa ou grupo pode ter efeito negativo. Vale criar uma rotina para falar com os conhecidos, mas mantenha um intervalo mínimo entre uma comunicação e outra. No entanto, só se lembrar deles quando precisa de algo é um erro. No networking, ofereça antes de pedir e mostre interesse sincero. Não despreze nenhuma aproximação. Mesmo que a pessoa não tenha afinidade com seu negócio, ela pode ser a ponte para chegar a alguém que esteja no seu raio de ação e representa uma oportunidade.

A internet também é aliada. Redes sociais são opções. Mas atenção às postagens nesse ambiente, pois passarão a compor sua imagem, para o bem ou para o mal.

O networking funciona como um grande facilitador. Com um telefonema ou e-mail, você consegue a informação ou a ajuda que busca. A rede de contatos é uma maneira de se desenvolver profissionalmente. Se você se relacionar com pessoas e empresas que tenham algo a acrescentar, estará a caminho do próprio aprimoramento. Mesmo que a maioria das conversas não resulte em negócios, a troca de conhecimentos já vale a pena.

Texto publicado no Jornal de Negócios de Setembro de 2013. Clique aqui para ver o jornal completo e outras edições