-

Crédito para quem quer inovar

Quantas vezes uma boa ideia não sai do papel apenas porque faltam recursos para transformá-la em algo concreto? Com as startups, empresas com projetos voltados à tecnologia e inovação, não é diferente. É nesse momento que todo apoio é mais do que bem-vindo.

Desde agosto, as startups e pequenas empresas de base tecnológica têm à disposição financiamento específico no Programa São Paulo Inova, do governo do Estado. São três linhas operadas pela Desenvolve São Paulo, duas sem cobrança de juros e com subsídio do Fundo Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcet).  Alinha Incentivo à Tecnologia foi a primeira a entrar em operação, seguida em outubro pelas outras (Incentivo à Inovação e Funcet ). Interessados podem contatar a Desenvolve SP (telefone 3123-0464; na internet: www.desenvolvesp.com.br).

São R$ 250 milhões disponíveis, sendo R$ 100 milhões destinados ao Fundo de Investimento constituído pela parceria do Sebrae-SP com investidores. Empreendimentos dentro do Simples Nacional têm prioridade.

Portanto, para negócios ligados à inovação, aí está mais uma ferramenta para ser usada. Mas é preciso haver mais iniciativas nesse sentido. Isso porque, no dia a dia, é comum as micro e pequenas empresas dos mais variados setores esbarrarem em um velho problema: o excesso de garantias exigidas e a burocracia para a obtenção de financiamento. Ou seja, há dinheiro para ser emprestado, mas muitos empreendedores não têm acesso e são obrigados a recorrer a linhas mais caras como cheque especial e cartão de crédito.

Resta a quem concede crédito, no caso os bancos, mudar sua forma de atuação e ver os pequenos negócios como parceiros que podem trazer resultados.

O Sebrae-SP está pronto para ajudar os empreendedores também nessa questão, com estrutura e conhecimento para que cada novo negócio se torne um sucesso.

Artigo publicado originalmente no Jornal de Negócios Sebrae-SP de Outubro de 2012:

http://www.sebraesp.com.br/arquivos_site/noticias/jornal_negocios/222/jornal_de_negocios_222.pdf