-

Hora de Manter o Foco

Pesquisa divulgada em junho pelo Sebrae-SP revela que o faturamento das micro e pequenas empresas (MPEs) paulistas está em alta: nos quatro primeiros meses de 2012, apresentou um aumento real (já descontada a inflação), de 8,5%. Comparando apenas o último mês, o crescimento foi ainda maior: 10,3%. Até mesmo o setor industrial, que vinha apresentando sucessivas quedas, recuperou-se no mês de abril, registrando aumento de 6,6% do faturamento. Número que zera as perdas do ano. E, como já é habitual, os setores do comércio e serviços, impulsionados pelo incremento do consumo interno obtiveram, no ano, taxas “chinesas” de crescimento, de 9,0% e 11,4% respectivamente.

 

Tudo muito bem. Tudo muito bom. Mas o que você tem a ver com isso? A resposta é tudo! Afinal de contas, a sua empresa participa desse ambiente de crescimento. Isso significa que você pode contar com mais dinheiro no caixa no final do mês? Claro que não! O fato de haver mais peixes numa lagoa aumenta a chance de uma boa pescaria, mas a habilidade do pescador seguirá sendo determinante para o resultado final.

 

Sempre é possível melhorar. Mesmo quando as coisas vão bem. Pratique sempre os 10 mandamentos da boa gestão:

 

1)      Planeje-se sempre

2)      Respeite a sua capacidade financeira

3)      Não misture o dinheiro da empresa com o dinheiro pessoal

4)      Fique de olho na concorrência

5)      Prospecte novos fornecedores

6)      Tenha controle do seu estoque

7)      Marketing não é só propaganda paga. Invista em outras estratégias

8)      Inove, mesmo que seja num produto ou serviço de sucesso

9)      Invista sempre na sua formação empresarial

10)  Seja fiel aos seus valores e aos valores do seu negócio

 

É hora de manter o foco e aproveitar o momento. Histórias de pescador à parte, o empresário melhor preparado vai ficar com os maiores peixes. Prepare-se. E para isso, conte com o Sebrae-SP.

 

Artigo publicado originalmente no Jornal de Negócios Sebrae-SP de Julho de 2012 – http://www.sebraesp.com.br/arquivos_site/noticias/jornal_negocios/219/jornal_negocios_219/jornal_de_negocios_219.pdf