-

O sonho do jovem brasileiro

O sonho de vida do jovem  brasileiro mudou muito nos últimos 100 anos. Já foi o de viver numa cidade grande, deixando para trás o trabalho no campo. Já foi também o de trocar a dura jornada numa fábrica por um colarinho numa repartição pública. Já foi o de se formar numa grande faculdade e trabalhar numa multinacional. Hoje, o principal sonho do jovem brasileiro é ter o próprio negócio.

Pouca gente conhece o trabalho do Sebrae de estimular o empreendedorismo nos jovens. Pois bem, o Sebrae também atua promovendo educação empreendora para os jovens, seja no ensino formal, ou em ações como a do Desafio Sebrae.

O Desafio Sebrae é um jogo de negócios que simula a concorrência entre empresas em um mercado virtual. Tem por objetivo desenvolver conhecimentos em gestão empresarial e competências empreendedoras. Esse ano quase 17 mil jovens participaram do desafio, que consistia em gerenciar uma fábrica de sucos, polpas e sorvetes. A equipe vencedora desse ano foi formada por alunos de engenharia da USP de Lorena. Essa turma levou troféu, Ipad e vai representar São Paulo na etapa nacional, em Salvador. Os ganhadores da etapa nacional  levam uma viagem a um centro de empreendedorismo no exterior, além da vaga para  representar o Brasil na final internacional contra os participantes dos outros países da América Latina.