-

Sonho, planejamento e trabalho: a base da empresa sólida

planejamento

O que faz uma empresa sair da esfera das ideias, concretizar-se e manter-se viva no mercado? Na minha opinião, existem três fatores fundamentais para colocar qualquer empreendimento no rumo e sustentá-lo ao longo do tempo: sonho, planejamento e trabalho. A falta de um desses elementos é capaz de desequilibrar e comprometer o negócio.

O sonho é a força motriz para que a coisa aconteça. O empreendedor parte de um ideal, busca realização profissional – e pessoal também –, quer construir algo, ganhar dinheiro, colocar sua vida em um novo patamar. É o sonho que dá forças ao proprietário do negócio para perseverar diante de obstáculos como burocracia, crédito caro, concorrência pesada, turbulências econômicas, entre outras dificuldades que inevitavelmente aparecem.

Porém, como bem ensina a sabedoria popular, só de sonho não se vive. Apenas ter vontade de fazer não é suficiente para colocar uma empresa em pé. É preciso planejar todos os aspectos ou a iniciativa pode se transformar em pesadelo e frustração. São os investimentos de uma vida ou de uma família que estão em jogo. Não há espaço para “achismos”. Toda ação requer preparação anterior. O empreendedor deve estudar o mercado, o produto ou serviço, fornecedores, concorrência, custos, opções de marketing, riscos, ameaças e oportunidades. Tudo deve ser detalhado por escrito para a formação do chamado plano de negócio, que serve como raio X do empreendimento e mapa para guiar passo por passo. O planejamento não se limita à fase inicial da empresa. Ao longo da existência dela, nenhuma decisão deve ser tomada sem análise prévia, desde a compra de material de escritório, por exemplo, até medidas estratégicas.

No entanto, sonho e planejamento não trarão resultado se não acompanhados de trabalho. Mais uma vez recorro a uma expressão de conhecimento geral (e verdadeira): é o olho do dono que engorda o gado. Ou ele acompanha tudo atentamente, se prepara e sua a camisa ou a possibilidade de afundar será grande.

Não existe fórmula mágica, mas dificilmente uma empresa apoiada nesse tripé dará errado. Saber onde se pisa é sempre melhor do que se aventurar no escuro.