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Time de vendas motivado faz mais gols

No futebol, volta e meia vemos um time vencer outro considerado melhor. E, comumente, a explicação para feitos desse tipo está na vontade dos jogadores que, com garra, compensam a inferioridade técnica. Transportemos essa imagem para a equipe de vendas, os “centroavantes” das empresas, aqueles que entram em campo com a missão de fazer gols, ou seja, fechar os pedidos. Nessa hora, a motivação faz diferença no desempenho do profissional e, consequentemente, no resultado.

A ferramenta mais usada para estimular a equipe de vendas é a comissão, verba variável paga conforme os negócios concretizados. Mas além da remuneração individual, o empresário pode direcionar um valor para ser distribuído por igual para o grupo inteiro, assim todos ganham com as vendas de todos. Esse sistema serve para ressaltar o espírito de equipe e estimula os melhores a ajudarem aqueles com produtividade menor.

Outra maneira de incentivar os vendedores é determinar metas para cada um e mostrar à equipe quem está na frente. Cria-se assim uma competição positiva entre eles. No entanto, tais metas devem ser sempre possíveis senão viram um desestímulo.

Estabelecer faixas de premiação também dá certo. A cada objetivo atingido, a porcentagem da comissão aumenta ou os funcionários são presenteados com viagens e aparelhos eletrônicos, por exemplo.

Uma alternativa para as micro e pequenas empresas (MPEs), cujo caixa não permite grandes desembolsos, é dar um dia de folga.

As recompensas devem ser distribuídas mensalmente, pois perderão força se demorarem muito para chegar.

Motivar os vendedores inclui ainda envolvê-los com a empresa. A liderança deve se aproximar dos liderados, orientando, dando apoio, incentivando o desenvolvimento pessoal e deixando claro aonde se quer chegar. Dar retorno (feedback) aos funcionários conta pontos. Elogie as conquistas. O reconhecimento é um grande incentivo para qualquer profissional.

Não se esqueça: a equipe precisa de condições e recursos adequados para trabalhar ou não terá vontade de se empenhar.

Por fim, é importante que o empresário tenha controle das atividades de cada funcionário. Só assim ele terá como saber quem merece ser premiado.