-

Um mapa para colocar seu negócio no caminho certo

Final de ano. Época de pensar na vida. Fazer balaços, projetar o futuro.  Quem aqui nunca fez a famosa lista de resoluções de ano novo, com metas,  prioridades, sonhos?

Pois então, empreendedor, é tempo de fazer isso com sua empresa. Elaborar ou atualizar o seu plano de negócio, um mapa para guiar o funcionamento da empresa em 2013. O plano mostra as variáveis a que o negócio está sujeito, como deve ser a preparação para enfrentar dificuldades e aproveitar oportunidades. Com esse roteiro você evita cometer erros porque não pensou em determinado assunto. O trabalho mostra onde a empresa está, aonde quer chegar e como pode atingir o objetivo. A notícia ruim é que a maioria das micro e pequenas empresas não faz esse planejamento.

Todo empreendimento tem riscos, mas muitos podem ser evitados com o plano de negócio. Nele consta o detalhamento de fatores internos e externos. Como exemplo de internos podemos citar a rotina da empresa, quadro de funcionários, produto; como externos, tecnologia, concorrência ou comportamento do mercado. O plano mostra se o negócio é viável, descreve aspectos como capital investido, atribuições de cada sócio, produtos e serviços oferecidos, mão de obra, custos, rentabilidade, processos operacionais, entre outros. Também cobre fornecedores, concorrentes, clientes e serve como simulador para estratégias. Em resumo, o plano organiza informações a fim de conhecer a fundo o empreendimento e o mercado.

Sua elaboração pode demorar.  Mas com o plano o empresário sabe se está conduzindo seu negócio da maneira certa, analisa pontos fortes e fracos e se são necessárias mudanças. Os resultados vêm a médio e longo prazos, portanto, nada de imediatismo.  Para 2013, o Sebrae-SP vai lançar o Planeja Fácil, uma ferramenta para definir objetivos e ações da empresa. Os interessados poderão entrar em contato com o Sebrae-SP para detalhes, a partir de janeiro.

Se você não fez um plano de negócio pode começar já, mesmo que sua empresa esteja no mercado há anos. Ele é a bússola para você não se perder. Afinal, para traçar um caminho, antes é preciso saber aonde se quer chegar.